TOP indicadores para BANCOS | Quais os melhores indicadores para avaliar setor bancário?

É sempre um prazer responder suas, perguntas, e vocês me mandam perguntas todos, os dias, no meu instagram. E uma pergunta que eu recebi aqui é do walter jaimes. “quais os melhores indicadores para avaliar bancos?” é o que eu vou responder nesse vídeo, mas antes, já se inscreve no canal e dá aquele joinha.

Você deve levar, em, consideração, dois tipos de indicadores, para os bancos:, os indicadores de mercado e os indicadores financeiros. Os indicadores de mercado, são aqueles relacionados ao preço do ativo? Basicamente, se eles estão caros ou se estão baratos. E os indicadores financeiros, são aqueles, mais, relacionados, às finanças do banco. Não necessariamente vai te dizer se é bom ou não para comprar,, porque você tem que tomar uma, decisão olhando para os dois, para, a qualidade, que são os indicadores financeiros, e os indicadores de mercado, que são os indicadores de preço. Dito isso, os indicadores mais analisados para bancos,, em termos de indicadores de mercado, são: preço/valor patrimonial!

Em teoria, quanto menor,, melhor! , outro, indicador:, preço/lucro? Esses, são os indicadores mais, olhados! , e, um, terceiro, indicador, também é, o dividend yield? , já, olhando, aqui, para, a parte de indicadores financeiros,, o indicador mais olhado é o roe.

Ponto. É assim que você analisa a qualidade de um banco. Mas você pode analisar outros indicadores além do roe, e eu recomendo que você analise, tais como:, o indicador de basileia. Qual o índice de basileia do banco? geralmente, quanto maior, menos alavancado banco!

Em teoria, quanto maior, menos arriscado. Isso, de certa forma, é certo.

Porém, se, a basileia é muito alta,, o banco tem dificuldade de entregar um roe alto. Então,, o desafio dos bancos é equilibrar, o índice de basileia em um nível que não torne o banco extremamente líquido, que dilua a rentabilidade em uma base de caixa muito grande. Outro indicador que você tem que analisar: o índice de cobertura. Quanto o banco tem de provisões em relação, à inadimplência? o ideal é que esse índice seja maior que 100% e, se possível, até mais alto. Outro índice que eu até citei anteriormente:, o índice de inadimplência. Quanto da carteira do banco está inadimplente? isso aqui é muito importante. Um bom banco é aquele que tem um histórico de entregar rentabilidade sem expor, a riscos demasiados os seus acionistas em uma carteira de crédito com, muita inadimplência? , um cuidado que eu recomendo todo mundo olhar na indústria bancária é olhar, o crescimento da carteira de crédito. Eu já vi, isso mais uma, vez.

, quando um, banco cresce, a carteira de crédito, a duas vezes ou mais, a média do sistema financeiro, não existe mágica. Esse, banco provavelmente está correndo riscos em demasia? Então, fique de olho também nesse outro indicador:, o crescimento da carteira de crédito. , em teoria, crescer, a carteira de crédito é bom, mas qualquer um consegue crescer, a carteira de crédito! Basta reduzir aqui os padrões de qualidade de crédito. Se você me der r$1 bilhão e falar: “tiago, me empresta esse dinheiro, o mais rápido possível”,, eu vou ali na paulista e começo, a emprestar dinheiro, para todo, mundo, e, no final da tarde não tem mais esse dinheiro. Será que eu emprestei dinheiro com as garantias corretas para o perfil de credor que é bom para o acionista? aí é outra coisa. Então,, o crescimento da carteira de crédito é uma coisa que você tem que ficar de olho. E se você quer aprender, a analisar uma empresa, eu tenho, um convite, para você. , clica aqui, no link abaixo, que eu preparei um ebook que vai te ensinar como analisar uma, empresa. E se você gostou desse vídeo,, já, dá aquele, joinha,, se inscreve no canal e, a gente se, vê nos próximos, vídeos? !