Desenvolvimento Sustentável: o que é e quais são seus indicadores • IBGE Explica

Olá! sejam bem-vindos ao ibge explica. Hoje, o tema é ids, os indicadores de desenvolvimento sustentável! dividir para conquistar! vamos ver o que cada palavra significa e assim compreenderemos o que são e para que servem os indicadores de desenvolvimento sustentável. Primeiramente, indicadores. De forma geral,, são medidas que nos permitem, avaliar, o andamento e o impacto de determinados eventos ou ações em, um, ambiente. , por, exemplo, se, uma escola, apresenta um, aumento geral de notas dos alunos em todas as matérias, mantendo, a mesma metodologia de correção, podemos dizer que isso é um indicativo de que houve melhora na aprendizagem. Vamos analisar agora, desenvolvimento. Aqui, o mais importante é destacar que desenvolvimento não é sinônimo de crescimento!

Crescimento envolve simplesmente, o aumento de números. Por exemplo: vamos pegar, a escola de que falamos anteriormente e supor que ela tinha 2000 estudantes em um, ano e, no ano seguinte, esse, número, dobrou.

, portanto, houve, um crescimento, no número de alunos. Estamos lidando, então, com, um, aspecto, quantitativo? , desenvolvimento,, por, sua, vez,, envolve, crescimento,, mas alia, a ele aspectos qualitativos! No caso da escola, poderíamos dizer que ocorre desenvolvimento quando além do aumento, do número de estudantes,, há também uma capacitação dos professores, ou um programa de coleta seletiva de resíduos, ou uma refeição mais balanceada. Ou seja, houve aumento de vagas, o que é bom, pois dá a mais pessoas, a oportunidade de estudar,, mas também ocorreu um incremento de qualidade, o que não é facilmente traduzido em números. Por fim, sustentável! Sustentável se relaciona com, sustentabilidade? Sustentabilidade é a capacidade dos sistemas naturais da terra e dos sistemas culturais humanos de sobreviver,, prosperar e se, adaptar às mudanças, nas, condições, ambientais, no longo prazo. , já, o termo desenvolvimento sustentável foi, consagrado, em, 1987, pela, comissão, mundial, sobre, o meio ambiente e desenvolvimento da onu! Essa comissão elaborou um relatório estabelecendo, a definição e os princípios que lhe dão fundamento. De acordo com, ele,, desenvolvimento, sustentável, então,, juntando, tudo, fica, fácil, entender, os ids. , eles servem de parâmetro, para verificarmos, se há um, desenvolvimento e se, esse desenvolvimento está sendo feito de maneira, sustentável em todas, suas, dimensões,, ou, seja,, um desenvolvimento que garanta que nossos filhos e filhas, netos e netas, contemplem um mundo, onde, haja, padrões de consumo, conscientes,, um mundo de maior, equidade, transparência, com, diversidade, cultural e, ambiental,, entre, outros, fatores. , só, assim, evitaremos, esses futuros apocalípticos que vemos em filmes-catástrofe, não é mesmo? e mesmo certos mosquitos que saem por aí “zikando” todo mundo. É por isso que o desenvolvimento deve ser sustentável. E para realizar, a pesquisa sobre os ids,, o projeto do ibge tomou como referência recomendações das nações unidas e elaborou 63 indicadores.

Esses indicadores buscam, além de caracterizar e subsidiar, o processo de desenvolvimento sustentável em nível nacional, expressar, a diversidade característica do país. Os 63 indicadores foram divididos em quatro dimensões: ambiental, social,, econômica e institucional! A dimensão ambiental contempla 19, indicadores.

Eles se relacionam aos objetivos de preservação e conservação do meio ambiente, considerados fundamentais para, a qualidade de vida.

Essas questões aparecem organizadas nos temas, atmosfera, terra,, água, doce,, oceanos,, mares e áreas, costeiras,, biodiversidade e saneamento já, a dimensão social é composta por 21 indicadores, que correspondem, especialmente, aos objetivos ligados à satisfação das necessidades humanas, à melhoria da qualidade de vida e à justiça social?

Os 21 indicadores abrangem os temas população, trabalho e rendimento, saúde, educação, habitação e segurança. A dimensão econômica, por sua, vez,, possui, 11, indicadores e trata de questões, relacionadas ao, uso e esgotamento dos recursos naturais,, à produção e ao gerenciamento de resíduos, ao uso de energia e ao desempenho macroeconômico e financeiro do país. Por fim, a dimensão institucional tem 12 indicadores.

Ela diz respeito à orientação política, capacidade e esforço despendido por governos e pela sociedade na implementação das, mudanças necessárias para que o desenvolvimento sustentável se torne realidade. Os indicadores não, são um fim em, si mesmos, mas sim um meio para se, atingir o desenvolvimento sustentável? Assim,, são mais úteis, quando, analisados, em, seu conjunto do que quando examinados individualmente.

Quando analisamos mais indicadores, cruzando dados, podemos chegar, a conclusões ainda mais precisas e outras até mesmo inesperadas! não há dúvidas de que é possível encontrar nexos de relacionamento associando quase todos os indicadores apresentados.

Não deixe de conferir, a publicação! nela você encontrará muitos dados e informações divididas de maneira didática, contendo ainda diversos quadros, gráficos e mapas! os dados ali contidos, foram obtidos por meio de pesquisas e estudos, realizados pelo ibge e por, muitos outros órgãos que atuaram em colaboração.

Por hoje é só! gostou do vídeo? então curta e compartilhe. , não deixe também de assinar, nosso canal e nos ajudar, a disseminar informação pelo, país. Até, a próxima! .