5 indicadores que a farmácia deve medir sempre | É de Farmácia – Programa 98

Oi oi pessoal estou de volta com, mais um é de farmácia, o nosso programa semanal de entrevistas, ea pauta hoje, são os cinco indicadores, essenciais para as farmácias medir, em desempenho e resultado, mas antes de iniciar, esse papo com, nossos, convidados, inscreva-se, aqui, no nosso canal deixe, o seu, like compartilha os conteúdos, a gente tem muito, conteúdo, interessante aqui, para melhorar, a gestão da sua farmácia do dia a dia para falar com, a gente sobre esse assunto sobre os cinco indicadores essenciais que a sua farmácia deve medir sempre nós convidamos, o adriano chnês adriano é da gestão farma uma empresa de consultoria do varejo farmacêutico oi adriano tudo bem seja bem-vindo ao programa tudo bem, lidiane, agradeço, pelo, convite, aí, vamos, vamos, passar, um, pouquinho, aí e conhecimento e aprender, um pouquinho também, nós, farmácia, o problema; obrigado, adriano, bom, a gente vai falar de indicador né porque ainda é um assunto um pouquinho, assim, distante da realidade da maioria das, farmácias e drogarias né imergir é muito importante, porque quando, a gente mede, a gente consegue descobrir se, a gente está atingindo as metas a gente está obtendo os resultados desejados, para o nosso negócio então eu queria começar esse problema te perguntando adriano o que fazer uma, gestão da farmácia com base, os indicadores oi lidiane se, a gente parar para analisar é a gente já faz isso, no dia a dia eu gosto muito de usar, o exemplo por exemplo todos nós, usamos indicadores, no dia de hoje nós temos um relógio nós olhamos, a bateria do celular nós olhamos, no carro quando, nós entramos, para mim trabalhar para que a prevenir problemas tô porque não levar esse conceito para dentro da empresa então qual que é o intuito principal de uma, gestão por indicadores primeiro é ter um acompanhamento correto identificar, o problema de forma muito rápido e quando eu consigo identificar eu consigo prever, a que isso não ocorra até fechar, o mês como por exemplo um período do dentro da farmácia qual que é o principal fundamento é dentro da prevenir e evitar problemas e toda informação 80 uma sala bem disponível basta ela organizar de forma adequada bem correta e tem um acompanhamento desses indicadores e, a gente sabe que as grandes redes já estão profissionalizadas e fazem esse acompanhamento muito bem e, o varejo independente ele também tem condições de fazer uma gestão, por indicadores é algo viável para, a realidade do varejo independente da pequena farmácia da farmácia do bairro lidiane tem tem, sim nós precisamos de duas duas situações ou isso para criar, indicadores, dentro de uma, farmácia primeiro informações e sistemas é muita gente qualquer farmácia, hoje, usam, o sistema operacional, para dar, a gerenciando o seu negócio mesmo que não seja ainda que forma adequada nós temos muitas informações lá dentro e também acho que pode criar alguns indicadores relacionados, a processos processo é que também é uma palavrinha aqui até, pouco tempo não, existia muito, no varejo farma, isso isso é fundamental hoje, a gente vê muito proprietário de farmácia hoje com, informações corretas dentro do sistema, dando uma, equipa legal, a gente, não consegue organizar, o seu dia, a dia e não consegue identificar quais são os indicadores as principais mas hoje com, certeza, a farmácia tem de pequeno porte médio porte grande porte lá tem informação, sim para conseguir, fazer, um, gerenciamento de 14, basta se organizar e entender qual que é o intuito fundamental da gestão para conseguir, tomar, decisão de forma correta e agora. É a farmácia ela, só consegue fazer isso com base, em informações que são geradas viam, o sistema ou ela consegue também realizar pesquisar nalizar indicadores, a partir de informações e manuais ou seja necessariamente ela precisa ter um sistema de gestão implantado para obter, esses, indicadores viviane quando, a gente fala sistema de gestão é o próprio sócio né que ela usa, para fazer, o dia, a dia na loja ela consegue extrair algumas informações dos sistemas mas eu vou tentar por exemplo duas informações, são fundamentais para? As farmácias hoje que dá dentro dos cinco indicadores que a gente vai falar um pouquinho que eu vou falar vamos.

Entrar nos cinco, indicadores, os cinco indicadores essenciais que a farmácia deve medir vamos começar vamos falar de dois e não necessariamente está ligado diretamente à informação a tecnologia. Do software é muito importante a farmácia entendeu porque ela perde dizendo que para entender porque perde venda é fundamental e começar, a criar um padrão e anotações de toda, a venda que ela não conseguiu realizar para o consumidor, a gente não consegue realizar, a venda é guia-me por vários motivos que produto está com, preço mais barato que minha forma de pagamento não, tá adequada cultura onix várias situações e quando ele consegue estabelecer, um, processo, correto com, a equipe com, aquela norte, isso de forma adequada, para nós, a gente consegue identificar muitos erros operacionais na ponta do balcão que é muito fácil de corrigir muito fácil aí eu vou te dar um exemplo prático, a semana passada eu recebi um uma lista dentro de um, cliente e de quase cem cem.

Produtos que deu notados 42 produtos da costura na então, a gente foi lá e, a gente ficou com, os produtos de curvas. A e b que a gente fez travou, o estoque mínimo para que isso não aconteça mais tão quase, cinquenta por, cento e cinquenta, por cento da lista, a gente conseguiu resolver muito rápido aí outros quarenta, por cento. Tá o lado ao concorrente vender mais barato que que a gente fez, foi lá e pesquisou na concorrente realmente grande parte estava mais barato então em duas ações, a gente conseguiu corrigir quase cem produtos que nossa não tem problemas, para vendê-los, no balcão isso é um, processo manual e não, precisa de tecnologia, para isso é uma forma possível que precisa é um processo correto equipe entenda como, a importância de realizar esse processo e anotar de forma adequada, a obtenção você você falou de um indicador então, no primeiro qual é, o nome desse indicador ele tem, nome, vendas, vivendas, o possibilidade de vendas exatamente, a e aí vamos ao segundo, então um segundo, a gente fala é muito muitas farmácias fazer um trabalho correto nem fazer, a pesquisa na concorrência bom se ele ficar lá só tô competitivo como, os principais concorrentes mas eles não medem isso aliviar, o que que é medir o meu imaginar né que que a viviane oi isabelle toda semana ela vai lá e mede 10 produtos do concorrente fica viviane precisa fazer eu medi 10 produtos eu preciso entender esses 10 quantos, eu estou, mais competitivo, o menos competitivo e eu concorrente pronome de 10 eu tô com, cinco eu tive um livro deficiência de cinquenta por cento qual que é regra desse indicador a gente nem 14530 2010 até que toda a medição que eu faça eu consigo estar mais barato que a concorrência não adianta, a gente só medir por medir não é só lá no pesquisar concorrência eu preciso entender qual que é o resultado dessa pesquisa então começa a criar indicadores e quantos produtos, a gente consegue pesquisar e de quantos produtos realmente está mais barato que a concorrência e criar um indicador para isso qual que é a regra que esse indicador do que aumente né de uma pesquisa para o outro que se aumentar quer dizer que a porcentagem de produtos que o concorrente está vendendo mais barato que vai crescendo e eu vou e é menos competitivo. No mercado que que a gente tatuando então é uma maravilha olha esse indicador é um dos que a farmácia deve levar em consideração na hora de fazer, a política de preços né porque, a política de preços ela não envolve só quanto à concorrência está praticando mas os custos que ela tem quanto que ela eu tô falando de maneira leiga né maneira superficial mas céu que eu acho que de você dessa forma né eu queria se eu tiver errada quanto por quanto que ela comprou do fornecedor qual os quais os custos enfim aí o que você dizer onde é que observar a concorrência seria um dos indicadores para composição de uma política de preços por exemplo é isso que vamos imaginar sim né vamos naquela, a farmácia até ela não tem uma política adequada adequada que eu falo assim de controle adequado viviane mas ela vai lá apoio ela foi lá e pesquisou 10 produtos oi oi, total mais barato que o concorrente não vai pesquisa de novo ela.

Tá muito vários produtos que ela pesquisa, o índice que ela tá vendendo mais barato é a ela. Tá com uma política, adequada, não, necessariamente, ela, precisa, mexer e quando se você começa, a ficar o inverso né toda vez que a gente fez, isso um, a concorrência está vendendo mais barato é fácil que a precificação precisa ser feita e ainda levar em consideração, o custo da farmácia alguns outros indicadores para que a gente tome, a decisão correta aí você faz isso me se, você sabe, o nome desse qual é, o nome desse indicador indicador de análise de concorrência, a análise comprovante concorrência estou anotando aqui para não esquecer de criança, nós falamos dois indicadores né que a gente não precisa de tecnologia diário análise da perda de vendas e análise de concorrência e aí eu vou falar de outro indicador e e paralelamente ele tem que estar com, o indicador que todo mundo? Conhece que eu que comec dele ele tem que está relacionado diretamente ao ticket médio de venda, a gente ver muito pessoal do mercado fazendo sempre aquele controle de que médio vendo eu tenho que aumentar meu dia que tiver igual às vezes você quer ver né o que que mede o vento aumentando porque quando você faz análise do ticket médio, você tem uma tempo desde pequena week e da aumentando, a venda assim ele. Tá vendo comentando bem olha só que ele tem muito barato do que a mais de dele não sustenta, o resultado para pagar, o custo isso é muito perigoso ele pega várias farmácias do mercado, o histórico crescente de venda mas a conta não fecha porque porque, o resultado, a atividade geral da loja não cobre as despesas no final do: mês então pessoal sempre que tiver, o tíquete médio venda acompanha com, o tipo de mete, o louco né que que velho venda viver nada mais é que o total de venda dividido pelo número de clientes atendidos no dia que você mede, o lucro é o nosso lucro bruto dividido pelo número de clientes além disso, só mundo, marido uma variável mas é muito importante que esses dois indicadores andem juntos porque senão, a informação pode distorcer e não vai ser saudável como as vezes a farmácia ela. Tá pensando hoje estou na farmácia está pensando é legal adriano e o próximo já falamos de três isso incluindo equipamento, este é um tratamento, tá ao para quem não quer ter dor de cabeça futuramente multifilamento é diane nada mais é que o total de fornecedores fornecedores e vamos entender fornecedores tudo que a gente compra para revender, total de pagamento para fornecedores de hoje, para 90 dias então sempre pego da data atual 90 dias né que eu tenho total de fornecedores para pagar e devido pela minha média de venda dos últimos dois meses qual que é a regra de diane e ciência nunca pode aumentar que vai vai dizer que uma média para ele existe um padrão que a gente gosta de trabalhar até setenta por cento então, a cada cem mil réis de vida eu posso ter, o individamento de 70, mil é claro que nós mesmos seus clientes viviane eu entendi há cento e vinte por cento colocadas em, mil vendido ele deve para fornecer, os próximos, 90, dias, centrum 20, mil mas que a regra, a gente não existe um controle do endividamento realmente que a formatura pode mostrar minha mãe porque importante obrigado, a gente sabe o quanto as farmácias tem que cuidar de para, obter ou, tem, um capital de giro adequado, no dia a dia ali na rotina de caixa e qual que é o primeiro a saída deles é tem duas eles uma delas informais falar que o adiantamento de cartão mas existe, o adianta é o alongamento de prazo e quando, a gente tem que ficar logando, o prazo sem controlar de forma correta eu tô tentando alguém feito e não trata, a causa do problema então tô, jogando, esse, problema, lá, para frente, geralmente, o que causa esse problema assim de um individamento maior do que uma do que o faturamento desculpa a falta de controle um planejamento de compras né existe aquela regra de da gente lá na farmácia comprar às vezes tem que comprar o valor correto né, o dentro do prazo correto e quando, aperta um pouquinho caixa viviane que a gente tu vai, ajeitar colombo, caso aqui é, o recurso mais fácil e teoricamente mais barato para farmácia, só, encontrava com, 30, dias, eu chamo, meu, fornecedor e passou, a pagar com; 50, a 60 dias eu vou longa, no caso a gente não mede isso ali na frente eu não vou conseguir mais alugar prazo e meu etiquetamento que às vezes estava em cinquenta, a sessenta por cento ele passa está 150 aí, a necessidade de capital de giro, para colocar, dentro da empresa vai ser muito maior e aí que venha um grande problema das, farmácias às vezes, ela, não, tem, lastro, no banco para conseguir, um, valor ou, a quantidade de dinheiro que ela precisa para reorganizar, a situação dela porque assim é uma situação que normalmente as farmácias fazem porque porque elas não mede, o índice de endividamento e eu sou o que é como que faz a medida desse em se você chegou, a comentar forma eu gero larguinha eu quero lá no sistema tudo que ele tem para pagar e fornecedor, para os próximos, 90, dias, ou, imaginar, eu peguei e sobretudo de la 100, mil reais e eu de ir para praia hd fornecedores não despesa fornecedores, eu e, o divino pela minha média de vendas nos últimos, dois, meses, porque, a caminhada de venda, ligado, ficou, existe, uma relação de venda de uma, esposa com, a sogra mas é, normal e que pega pelo menos uma média de dois meses para não haver distorção né então é é você tem que paralelo um pouco mais correto eu sempre pego o total de fornecedor que a gente tem para pagar e dividido pela média de venda dos últimos dois meses e aí qual que é regra nunca que esse indicador tem uma tendência de aula se tiver uma tendência de alta aqui que é uma tendência de aula eu medi hoje eu tô com, setenta por cento, daqui uma semana eu meço, o 75 depois eu mexo, eu tô com, 85 quer dizer que eu tô aumentando e meu endividamento e daqui, a pouco eu não vou ter recurso financeiro, para cumprir com, essa, obrigação que eu tô tendo com, fornecedor; ah entendi e, o 5º adriano 31 último indicador que a farmácia não pode deixar de medir e é importante deles esse liquidificador que eu vou falar para você. A cada dez farmácias que a gente conversa o começa, a trabalhar oito não é é extremamente essencial é o valor de dinheiro que entra no caixa, o adriano mas as farmácias vendem e não sabe, o quanto entra! No caixa e cada dez farmácias oito não éden quando entra, no carro mas você, mas isso não é medir, o quanto vendeu não ué mesma coisa que faturamento não não não necessariamente diane se, eu vendi 100 mil dentro do mês eu recebi 100, mil pode ser que eu recebi 95 possa ser que eu receba 110 porque eu tenho dentro da prazo é o seu padrão de vida na prazo dentro do mês a cinquenta por cento tudo que eu vendo aqui eu vou receber 5 o seguinte mega mas a vereador silas começou vendo 120 outro vereador 105 vendo 110 ou menos 130 tô dando, o exemplo mais 130, mil mas como o que é regra existe indicador para a gente saber se, a farmácia se o que ela está recebendo é um tom saudável, tá parece complicado mas é simples eu vou falar e depois eu vou repetir para para: você certinho, tá a gente vai lá, a farmácia ela nossa tudo, o que que anotar o que a dori receita dinheiro em caixa e tudo que acreditou na conta dela não é venda viviane é o que entrou de dinheiro o que entrou de recurso para eu poder pagar conta, tá então para imaginar aqui todo, lado, durante todos os dias do mês né, o gestor da farmácia foi, a motor e acusou que ele ele recebeu sentiu r$1000 como que eu tiro a prova disso para saber, se esse iniciou esse valor é é saudável eu pego, a média de venda dos últimos dois meses que faço vezes 97 bom vamos lá na praça um mês eu venho de 110, mil no outro mês eu venho e cem, mil os últimos dois meses me dá uma média de 105. 000 não vá aham de dez espaços tem média da 105 eu faço vezes 97 por cento vai me dar um valor de 101, mil reais centro isso um pouco mais é um indicador saudável quer dizer que eu que estou vendendo eu estou recebendo eu não tô tendo aumento da inadimplência eu não tenho nenhum problema de repente um convênio não ter pago uma farmácia popular não, ter pago, ou simplesmente de realmente, alguém está confortando, nessa, não, tem, um, controle de forma adequada dão indicador essencial, diane e muita, muitas farmácia, infelizmente, não, mede, não, sabe, o quanto é importante, cuidar, farmácia, tira o padrão de quanto ela pode pagar dentro do mês levando em consideração a venda mas, a venda não é recebimento nós temos que controlar o quanto à farmácia recebe comparar o que foi vendido esse é o fluxo de caixa né eu entendi o que você falou ela vendeu mas ela não recebeu imediatamente estão, a pode ter vendido sei lá 10, mil hoje mas não significa que amanhã ela vai ter esse dinheiro em caixa, para fazer, algum, pagamento, para quitar, algum, compromisso com, fornecedor, né, entendeu, só, colocação, adriano, bom, gente, agora, vai, encerrar, qual é a sua dica e, o seu recado final para, quem está, assistindo, ou, você, quer, fazer, mais, alguma, consideração, nosso, próximo, apertado, nosso, tempo também, não liga a minha dica pessoal né do varejo farma é aproveitar né, o quanto temos de conteúdo na internet de graça aprender para reciclar fazer, a gestão da farmácia de forma correta é principalmente da pandemia na do tempo na academia do início de março para que a gente tem muita informação uma informação legal dentro da tempo na internet e validade mais, o gestor da farmácia melhorar, o resultado dele bom e você já estou aqui não não não se atentou a isso coloque isso na sua rotina de trabalho que vai ser essencial para você, se manter no mercado e é hoje, a gente tem um dia, a dia muito corrido, a gente tava até conversando sobre isso antes as pessoas não têm tempo mas é muito importante tirar um tempinho, para assistir, um, conteúdo, bem, feito, leu, um, artigo, bem, feito para que bosta aquele para que se gestor possa aprimorar cada vez mais, o negócio dele e conteúdo, bom, tem, aí, no canal da gestão, farma tem aqui. No é de farmácia e adriano acho que a gente tem conseguido fazer um conteúdo relevante para o setor que que você acha dieta é eu o mais legal é de graça graça né graça é só teu comprometimento e o foco de entrar e aprender um pouco mais e não adianta pessoal isso é essencial se aprimorar a entender de gestão, para manter, sua farmácia, no mercado hoje na opção é essencial o adriana olha muito obrigada, pela, sua, presença, aqui, no nosso programa, foi, um, prazer, conversar com, você eu que agradeço pelo convite desse ano todo estamos à disposição obrigada só obrigada a todos vocês que acompanharam a gente até aqui se vocês gostaram desse conteúdo dessas dessas dicas preciosíssimas que o adriano deus sobre os cinco indicadores que a farmácia deve medir se vocês gostaram desse conteúdo deixa o like deixe seu, comentário, compartilha, esse, conteúdo, os seus, amigos, com, seus, colegas de trabalho com, a sua rede de ned de contato e, a gente se vê então na próxima terça-feira fiquem com, deus e até, lá e? !