7 Super Indicadores Financeiros Para Gerir Melhor a Empresa

E quantos indicadores financeiros você, conhece e usa, para melhorar, os resultados, econômicos e financeiros da sua empresa e pense bem, a respeito e eu vou te dar 5 segundos para você, responder e volto, para fazer, um, diagnóstico, rápido da sua, situação e [música], o olá eu sou josé braz diretor executivo da biz nesse consultoria e franchising, mas antes de continuar deixe, o seu, like inscreva-se em, nosso canal e ative, o sininho de notificações, agora, vamos, ao, seu, diagnóstico e se, você respondeu que não usa nenhum indicador financeiro você está navegando às cegas sem saber, onde, está nem, para onde ir se você respondeu de um, a dois indicadores você está navegando em, mar aberto com, uma, luneta, se você respondeu de três, a quatro indicadores você está navegando em, mar aberto com; uma, luneta e uma, bússola se você respondeu de 5, a 6 então você, está, navegando com, uma, luneta, uma, bússola e radar, agora, se você respondeu mais de 6, então você, está, navegando com, uma, luneta, uma, bússola radar, sonar rádio de comunicação e outros equipamentos e eu fiz essa comparação para tentar te explicar, o tamanho da importância que você como capitão do seu navio que é sua empresa tem para com; toda, a tripulação que está embarcada junto contigo nesse vídeo eu vou falar de sete indicadores financeiros que selecionei para que você tenha um controle eficiente do seu negócio e saiba exatamente a situação que você está e te ajudará a alcançar os seus objetivos há porém três desses indicadores, são obtidos com, o relatório chamado dr que é gerado pela contabilidade de rica, demonstração de resultado de exercício mas que você pode ter esse mesmo relatório através de um software gerencial e eu estou deixando um card aqui em cima de um vídeo que fiz é em maio de 2016 onde eu falo brevemente sobre, a dr e eu vou apresentar os três primeiros indicadores que são extraídos da drf é o primeiro indicador financeiro é a margem líquida comhecido também como lucratividade, a lucratividade obtida com, o cálculo simples e regra de três que dividimos o valor! Do resultado que pode ser lucro ou prejuízo pelo valor da receita total esse indicador mostra, o resultado econômico da empresa que evidencia a capacidade gerencial de seus gestores uma vez que sem lucro nenhuma empresa subsist veja nesse exemplo que apresenta o onde é possível é comparar, o desempenho econômico de quatro meses e analisar, a sua evolução de um período para outro nesse modelo de dr que nós utilizamos em alguns clientes nós analisamos, a lucratividade da empresa o lucro é o valor absoluto resultado que se obtém em um determinado período neste caso é de um mês nós temos aqui quatro meses nesse demonstrativo então, a lucratividade do mês de junho é de onze, por cento é, o lucro é de 29, mil 115 ai c14 centavos, a lucratividade é de onze por cento, no mês seguinte a lucratividade é de quinze por cento onde, o lucro representa 42406 reais e sessenta e cinco centavos, a lucratividade, no terceiro mês é de 18 por cento e do quarto mês de onze por cento então gestor tem que ficar atento com, o resultado da sua empresa principalmente na questão da lucratividade e não do lucro o segundo indicador é análise horizontal análise, horizontal como, o próprio nome indica mostra evolução percentual dos saldos das, contas na linha horizontal do tempo olá seja de um período para outro que pode ser de um mês no trimestre um semestre ou um ano neste exemplo que estou mostrando análise horizontal é calculada de um mês para outro. Para que o vídeo não fique muito extenso eu vou mostrar apenas três análises horizontais mas, você, pode, fazer, isso com todas as contas da dr é esse, o modelo de dr é sintético que nós utilizamos em alguns nossos clientes ele mostra que os valores de quatro meses no caso aqui junho julho agosto e setembro e análise, horizontal representada nessas colunas onde, nós temos as letras a h, percentual então, o primeiro período analisado que pode ser um mês é um semestre um trimestre um, ano importa, ele é representado nessa primeira coluna, sempre, como 100% é porque nós, não, temos, um, mês, anterior, para; a base; então vencer a base de análise para o mês seguinte, no caso aqui é julho então, nós, vamos, pegar, três, contas, para sempre, ficar aqui, a utilização da análise, horizontal como, indicador financeiro? Eu vou pegar aqui o total da receita bruta vamos ver evolução da receita bruta de junho para julho na coluna análise, horizontal nós temos oito por cento e significa que o faturamento né receita bruta ela aumentou em oito por cento de junho, para julho de julho, para agosto e achar, um marcar aqui né amarelo, oito, por cento de julho, para agosto, nós, temos, seis, por, cento, negativo, isso, significa, o quê que o faturamento da receita bruta ela caiu e seis por cento basta olhar os números absolutos e reparar que houve uma redução, no valor fim de agosto, para setembro, análise, horizontal mostra, zero por, cento, ou seja, no caso aqui é menos de um por cento nós observamos os valores absolutos nós vamos ver que os números são bem próximos né se aumentar aqui as dízimas nós vamos ver 036 negativos então vamos, deixar assim, a segunda conta que nós iremos analisar é o cm ver sem me: ver que significa custo mercadoria vendida para as empresas comerciais para indústrias e pv custo do produto vendido então, o primeiro período, o primeiro mês é 100 porcento, o mês seguinte nós, temos, oito, por, cento, significa então que o custo aumentou de junho para julho em oito por cento basta olhar os números absolutos nós vamos ver que ele aumentou di julho, para agosto nós vamos observar que houve uma queda uma redução de treze por cento do cnv a observe os números que o número aqui em agosto diminuiu e no mês de setembro nós vamos ver, a evolução de agosto para setembro que houve um aumento do cmv né agora vamos fazer uma, análise, utilizando, essas, duas, contas né, mas eles, não tavam, nós, vamos, ver aqui, a receita bruta de junho para julho, aumentam em, oito, por, cento você me ver, também, aumentou, em, oito, por, cento, então, ok, né, para, os, gestores, analisando é oito, por, cento de aumento, no faturamento e oito, por cento, no curso da mercadoria vendida tudo bem então, o custo aumentou proporcionalmente, né, o mesmo; a proporção do que é receita já de julho para agosto nós vamos ver uma queda na receita bruta de seis por cento e treze, por cento de redução? Do cmv do mesmo período que significa isso é bom ou ruim para, a empresa isso é bom porque embora, o faturamento da receita bruta tem, a caído o centro você me ver seu custo ele, caiu, muito, mais né, mas o que o dobro do que é receita bruta então se você observar um fenômeno desse aqui na sua empresa você pode ficar sabendo que tudo bem então a receita caiu mas, o custo tenho muito mais né então beleza mas na segunda análise, a terceira é nós temos revolução de agosto para setembro uma evolução quase que deu tudo né menos um por cento do faturamento porém, o cmv ele aumentou e onze por cento né por cento, ao, está, positivo, aqui, isso é bom, ou ruim, para, a empresa isso é ruim porque embora não tenha havido, significativa, queda aqui, no faturamento, o custo aumentou né então custo do que é vendido ele aumentou muito mais do que o faturamento então isso aqui é um ponto de observação para os gestores verificaram o que houve o movimento os fornecedores aumentaram e os seus custos ou então houve uma, o excesso aqui talvez de descontos né, a empresa deu muito desconto, o custo que pode ter aumentado também com, aumento dos fornecedores então, o ponto de observação ea terceira conta que nós vamos analisar na dr e é o resultado né, o resultado então vamos lá, o primeiro mês é base sem por cento e em julho nós vamos observar um aumento de 46 por cento do resultado né de um lucro é 29 mil passou para 42, mil então houve um aumento aqui de 46 por cento resultado ok de julho, para agosto, nós vamos, observar, um, aumento de dezessete, por cento, aumento menor do que no mês anterior e? Do mês de agosto para setembro uma queda uma, redução, resultado e veja aqui, o o número resultado que ele é positivo houve lucro mas não é não significa que houve prejuízo seguinte que o resultado diminuiu enquanto em quarenta por cento toda, a mesma forma nós podemos comparar aqui análise horizontal do faturamento com, o resultado ok veja o que é um exemplo de apenas três contas mas você deve fazer essa análise aqui com as outras contas que você julgar importante por exemplo com, a despesa total ou com, despesas administrativas, comerciais, trabalhistas enfim é uma ferramenta que um indicador financeiro excelente para você, detectar, variações, importantes dos resultados nos números da sua empresa, a potência indicador e análise, vertical análise vertical mostra, a participação de cada conta em relação ao total das, receitas por isso, o nome e vertical é análise das contas de um único período diferentemente da análise, horizontal como, vimos agora, vou mostrar, a análise vertical de apenas três contas mas você pode fazer essa análise com todas as contas da dr utilizando, o mesmo demonstrativo que nós utilizamos para explicar, o indicador financeiro análise, horizontal aqui, nós, vamos, explicar, análise, vertical tão. Nessa coluna nas colunas onde tem as siglas av significa análise, vertical em, percentual nós temos aqui, os indicadores né da análise vertical o faturamento da receita bruta ela é 100 porcento porque todas as demais contas, no vértice a polícia, o nome verti quem. Tá na frente se elas eles são calculados em cima deste valor então esse valor é a base ao 100% ele é base até mesmo faturamento aqui de vende mercadorias e venda de serviço nós vamos calcular sobre, o total da receita bruta então vejam vende mercadorias no mês de junho representou 76 por cento do total do faturamento e vendas por serviços representou, 24, por cento, a somatória dos dois sem por cento e assim nós vamos analisar eu disse nós iremos analisar três contas, então, vamos, pegar, aqui, o cmv nós utilizamos, análise, horizontal nós, vamos, observar, aqui, no mês de junho você me vê representava, a 66 por cento do faturamento total não é uma, outra, conta interessante, para ser analisada é, o total das despesas você pode também analisar, conta, por, conta, né, o grupo de contas então, o total é desse mês foi de 32, por cento né nós analisamos, a lucratividade e podemos analisar também as despesas trabalhistas então despesas trabalhistas esse, mês, representavam, 22, por, cento, você, tem, um, histórico, desses, percentuais, vamos, agora, acompanhar, os outros meses então vamos ver que o cmv também foi de sessenta e seis por cento. No mês seguinte o total das despesas trabalhistas representou dezenove por cento e o total das despesas 27 por cento é o que que nós vemos que você me vê manteve-se estável né porque ele consumiu, o mesmo percentual do faturamento embora tenha havido um aumento né em números absolutos lembra que na análise horizontal nós vimos que houve uma evolução de oito por cento porém em relação ao total do faturamento, ele continua, o mesmo, ok, had, a analistas era de vinte e dois por cento e teve uma redução, aqui agora, a representando 19 por, cento total das despesas que é de 32 por cento passou para 27, por, cento, vamos, analisar, agora, o outro mês você me ver, pode, 61, por, cento, então você me ver, aqui, teve, uma redução na participação do total, do faturamento a as despesas trabalhistas, dezenove, por, cento manter, o mesmo percentual do mês anterior e o total das despesas 28 por cento e faremos, a mesma análise, no mês seguinte, 65 por cento, para você me ver, 21, por, cento, despesas, trabalhistas, aqui, houve, um, aumento, mas ainda, assim menor do que o primeiro mês e esse demonstrativo e total.

Das despesas em 31, por, cento, foi um maior do que os dois últimos meses mas mesmo assim inferior ao primeiro mês em análise nesse demonstrativo e quem tão interessante também combinar análise, horizontal junto com, análise vertical o quarto indicador financeiro é a necessidade de capital de giro conhecida como ncg ncg mostra quanto, a empresa precisa ter de capital de giro, para fazer print a todas as suas obrigações com, fornecedores sobre ncg, eu falei nesse vídeo que eu estou deixando, o card aqui em cima vale, a pena você assistir e baixar, a planilha que disponibilizei gratuitamente, o quinto indicador financeiro inadimplência vamos lá se, eu te perguntasse qual é a inadimplência da sua empresa agora, no susto você, saberia responder exatamente põe inadimplência se não sabe corre que talvez ainda dê tempo de você fazer alguma coisa para rê e os seus recebíveis que podem estar te levando para uma situação é de estrangulamento do teu financeiro vender não é o mais importante mas receber essas vendas, sim sobre, este assunto eu também, gravei um vídeo em maio de 2016 onde eu ensino, como calcular, a inadimplência e qual, a meta máxima que você pode definir para: a inadimplência da sua empresa clique, no card aqui, em cima nesse, vídeo e assista, ele também é o sexto indicador financeiro é a margem de contribuição individual este é outro indicador que também já gravei um vídeo em outra ocasião é que indica o potencial de geração de resultados de cada produto de cada mercadoria da sua empresa assim você conhecerá é quais os produtos ou mercadorias que trazem mais lucro para sua, empresa e você poderá incrementar, um marketing, desses produtos e maximizar, os seus resultados e por fim, o último indicador financeiro é o ponto de equilíbrio, o ponto de equilíbrio é o melhor indicador que mostra a para você o valor de vendas que sua empresa precisa atingir para que não tenha lucro e nem prejuízo este indicador tem três variantes ponto de equilíbrio contábil ponto de equilíbrio econômico e o ponto de equilíbrio financeiro sobre cada um desses eu gravei um vídeo diferente eu recomendo que você assista pelo menos, o vídeo sobre, o ponto de equilíbrio econômico porque ele vai definir, a meta de vendas totais da sua empresa que você vai poder distribuir entre os seus vendedores e é com? Essa meta que você vai atingir, o lucro que você deseja para sua empresa eu vou todo esse conteúdo acho que esse vídeo merece um, like não é mesmo se você ainda, não deixou, o seu, like clique agora? No li que inscreva-se em nosso canal ative, o sininho de notificação, para você, não perder, nenhum, vídeo, importante, como esse espero que você tenha gostado desse vídeo que ajude a alcançar os seus objetivos grande abraço e sucesso nos negócios, e, aí, [música],. ?