E aí o olá pessoal tudo bem com, vocês espero que sim aqui quem fala é o professor ricardo house e hoje, a gente vai, dar continuidade ao nosso estudo de análise das, demonstrações contábeis abordando, o assunto de rentabilidade e lucratividade. Tá é um assunto aí bastante explorado pelas bancas né e trata do retorno é que a gente vai falar de retorno e tom de capital, investido na retorno de ativo é todo o patrimônio líquido as margens na imagem bruta mais operacional margem líquida giro do ativo é tem que vai tratar e objetivamente todos esses pontos né rentabilidade pessoal rentabilidade econômica ou rentabilidade de ativos mede, a capacidade de gerar retorno aqui. Tá vendo lembra que eu falei com vocês a rentabilidade pessoal ela, tá ligado aqui ó com retorno tá bom o retorno sobre, o capital, investido né próprio ou de terceiro então, a gente tem, o capital que investido na empresa esse capital, pode, esquecer, um capital, próprio, né, um capital de terceiros e, a gente quando faz esse tipo de investimento, a gente espera tem um retorno sobre ele né então, a os indicadores de rentabilidade vão conseguir mensurar isso aí, para gente?
A evolução do patrimônio líquido a gente também vai conseguir identificar através dos indicadores de rentabilidade né que é o retorno sobre, o patrimônio líquido a gente vai conseguir ver evolução, dele e, a gente vai constatar se o capital investido pelos sócios, gerou retorno, tá o patrimônio líquido pessoal ele é um capital, próprio dos sócios, tá então os sócios quando eles investem dinheiro na idade eles esperam que esse investimento traga retorno para eles, então, a gente vai conseguir verificar se o o vestido pelo sócio da empresa está gerando retorno.
Tá bom e o giro do ativo que a gente também vai falar dele né ele corresponde, a cada um real de ativo, o investido quanto que isso gerou de receita ou produziu receita né então, a gente vai conseguir vê-la empresa investiu um real de ativo e isso produziu x, reais de receita. Tá o giro do ativo então então a relação aqui de ativo, o e receita e ative receita, tá bom então a gente vai tratar desses indicadores aí, a gente estabilidade econômica né ea rentabilidade de ativos rentabilidade do patrimônio líquido giro do ativo e as margens até margem bruta mas não operacional e margem líquida e os principais indicadores que é o cliente acabou de falar aqui são esses aí, a gente tem seis, indicadores às margens da as margens aqui ó a margem bruta margem líquida e margem operacional na nossa aula de análise estrutural que a gente viu lá que análise vertical da demonstração.
Do resultado eu identifiquei para vocês que é possível extrair esses informações de lá margem bruta margem operacional e margem líquida então esses tipo que de análise esses três, a gente consegue ver lá na demonstração do resultado. Tá a demonstração do resultado e através da análise estrutural né que a análise vertical da demonstração contábil, a gente consegue identificar essas margens lá também aí, a gente vai ter, o retorno sobre pl que o retorno sobre, o patrimônio líquido a gente vai ter, a rentabilidade do ativo ou retorno sobre, o ativo eo giro.
Do ativo e e vamos começar, a pessoa pela margem bruta! Tá a margem bruta é a divisão do núcleo bruto tá pela receita líquida de vendas. Tá então lembra que lá na análise estrutural a gente falou que a gente sempre vai usar receita líquida e não receita bruta!
Tá na demonstração do resultado nos primeiros, saldo é receita bruta de vendas, porém estão vai usar esse saldo por quê que lá a gente tem impostos sobre vendas, a gente tem deduções né as devoluções de vendas então, a gente não quer usar essas informações para não gerar distorções na nossa informação também falou, já sempre, a receita líquida de vendas aqui nas margens é a mesma coisa essas informações, a gente vai conseguir lá na demonstração do resultado tá entre a obter tanto lucro bruto uma receita líquida de venda e, a gente vai fazer, a razão entre eles, a gente vai ver, o percentual ou peso! Tá lembro que deu análise estrutural, o preço de cada conta em relação ao seu total pois é a gente vai ver, o peso do lucro bruto sobre, o faturamento né considerando, a receita líquida de vendas da entidade e gente pode extrair essa informação da análise estrutural na demonstração do resultado, o indicador quanto maior.
Melhor tá então foi tudo isso que eu falei com. Vocês lá na aula de análise estrutural que análise vertical da demonstração contábil que além da gente conseguir ver, o peso de cada conta em relação ao seu total a gente também consegue extrair as informações de margem. Tá e são as informações importantes aí para, a gente poder analisar, a entidade que a gente tem, o nosso objetivo, a nossa finalidade, a esse, a margem líquida pessoal, a gente vai conseguir através do lucro líquido dividido pela receita líquida de vendas essas informações também, a gente consegue na demonstração do resultado tá assim como a margem bruta ele vai ver, o percentual ou peso, o líquido sobre, a receita de vendas líquidas da gente também pode trair essa informação da análise estrutural né e esse indicador também quanto for quanto maior, ele for melhor ele é a mais de operacional é a razão entre, o lucro operacional ea receita líquida de vendas, são informações também extraído das da demonstração do resultado ele verifica, o percentual ou peso do núcleo operacional da empresa sobre a receita líquida de vendas. Tá a gente também pode extrair essa informação da análise estrutural lá na demonstração do resultado pela análise vertical né. É o indicador também que quanto maior, ele for melhor e agora pessoal, a gente vai tratar do retorno sobre, o patrimônio líquido não é o patrimônio líquido é o capital próprio, a situação líquida da empresa é o dinheiro dos sócios né quando os sócios investem na entidade eles estão objetivos de ter um retorno sobre, o capital investido né então, a gente vai conseguir ver. Se, a evolução do patrimônio líquido aí então, a gente vai conseguir ver, o retorno sobre, o patrimônio líquido dividindo, o lucro líquido da empresa com, a informação que a gente consegue lá na demonstração do resultado pelo patrimônio líquido médio que a gente consegue ver lá, no balanço patrimonial da entidade estão aqui, a gente vai ter duas informações uma na demonstração do resultado e uma, no balanço patrimonial e, a gente vai ver, o quanto, a empresa obtém de lucro em percentual né considerada que o percentual para cada um real de capital, próprio investido né então vamos supor, o sócio investir um, real e teve de lucro de retorno 50 centavos, o exemplo né então, investir um, real na empresa capital, próprio e teve de retorno, 50centavos ou, seja. Ele teve um lucro, a gente pode considerar de cinquenta por cento.
Tá metade do que ele investiu voltou para ele, então, essa, informação, a gente consegue verificar aqui, no indicador de retorno sobre patrimônio líquido e o patrimônio líquido representa, o capital próprio.
Do sócio aquele que eu falei é o capital próprio dos sócios então sócio na medida que eles investem eles querem ter retorno é a situação líquida da empresa quanto maior for o retorno sobre, o capital e o melhor para os ossos. Tá o quanto maior, o retorno de um dinheiro que você investe melhor e, a rentabilidade do ativo, o retorno do ativo em vai fazer a razão.
Do lucro líquido com, a informação que a gente também consegue na demonstração do resultado pelo ativo total que uma demonstração que a gente consegue, no balanço patrimonial, tá isso aqui pessoal a gente vai conseguir verificar, o quanto, a empresa está obtendo de retorno em percentual para cada um real de investimento total médio.
Tá enche lembra que os ativos eles correspondem as aplicações de recursos.
Tá são os investimentos são os investimentos que a empresa faz então o quanto, a empresa está obtendo de retorno para cada um real de investimento que ela está fazendo. Tá é eficiência na utilização de ativos para gerar retorno é tão a gente vai conseguir ver se, a empresa está sendo eficiente porque, o ideal é o retorno muito grande com, menos quantidade de ativos possível então quanto menos ativo, você, tiver, gerando, um, retorno maior, melhor então, através, desse indicador, a gente consegue verificar ali, a eficiência da utilização de ativos da empresa um giro do ativo é a receita líquida de vendas que a gente vai conseguir lá na demonstração do resultado pelo ativo total que a gente consegue, no balanço patrimonial! Tá é o quanto a empresa vendeu para cada um real de investimento, total médio né que a gente vai vir para cada um real de investimento, no ativo a empresa vendeu x valor, tá giro pessoal significa quantas vezes, o ativo se renovou no período né por isso que o termo utilizado ali é um giro do ativo a gente vai ver que no processo de vendas o ativo se renovou x, vezes né então, a gente vai ter que o resultado que a margem verso sugiro ou seja qual foi, a margem da empresa relacionada as vendas que ela efetuou e quantas vezes, o ativo giro quantas vezes, a gente teve aí, o giro do ativo tá bom então pessoal esses são os indicadores de rentabilidade que dizem respeito ao retorno né esperado aí tanto retorno do ativo é torno do patrimônio líquido o giro do ativo e as margens né, margem bruta, margem, operacional e margem, líquida agora, a gente vai ver uma questão, para gente ver como que isso é cobrado em prova uma questão de fixação né na plataforma do tec, vocês vão ter centenas de milhares de questões, todas comentadas, por, professores, altamente, qualificados para vocês terem uma, fixação e, o estudo ainda mais qualidade relacionado, a questões. Tá questão que eu trouxe aqui pessoal é da fgv é uma prova da sefin e lá da secretaria da fazenda do ano de 2018 foi uma das foi uma das, provas mais difíceis aí que a fgv já fez, né e, a gente vai ver que um estudo objetivo dessa matéria, a gente conseguiria resolver essa questão de forma tranquila. Tá bom ela que são fala o seguinte ó uma, entidade observou uma diminuição, no índice de retorno sobre, o patrimônio líquido em determinado período assinale, a opção que indica uma, possível causa para: a diminuição mantendo-se outros fatores pra gente tem, as as alternativas aí da questão né e, a gente sabe pessoal que o índice de retorno seu patrimônio líquido a gente vai pegar, o lucro líquido né dividido pelo pl e o lucro líquido. Tá lá na demonstração do resultado o patrimônio líquido, tá no balanço patrimonial a gente vai fazer essa razão e vai achar, o entorno sobre patrimônio líquido na conta de um, ativo imobilizado, a vista, a gente tem um fato permutativo, a gente vai tirar. Dinheiro!
Do caixa e vai aplicar, no ativo imobilizado, o nosso patrimônio líquido não vai sofrer alteração então, a gente vai descarta ela compra de estoque, a prazo, a gente vai ter um aumento de estoque porém gente tem também um aumento de obrigação que o aumento de fornecedores então, a gente também não tem alteração nenhuma e, no pl, no patrimônio líquido, o aumento do capital social em, dinheiro, a gente tem uma, alteração, sim, no patrimônio líquido porque, a gente aumenta o caixa mas, a gente também aumenta, a conta de capital, social se, a gente aumenta, o denominador aqui na nossa razão e o nosso indicador diminui então esse aqui é o nosso gabarito por enquanto, o recebimento de um adiantamento para realizar, um, serviço, também, não, tem modificação do patrimônio líquido tá a gente, tá tendo aí um aumento, no caixa da empresa mas, a gente também aumenta, a obrigação então errado e o pagamento de despesa de salário que já haviam sido provisionar estão, a gente tem uma diminuição de caixa mas, a gente também tem uma diminuição de obrigação então também não muda, o nosso patrimônio líquido então, a única resposta possível é a letra c alternativas e que aumento do capital social porque, aumenta, no capital, social, a gente, aumenta, o patrimônio líquido aumentando, o nosso denominador aqui ó o patrimônio líquido, a gente tem uma diminuição, no índice de retorno sobre, o patrimônio líquido, tá bom então pessoal essa foi, a nossa aula de hoje, a gente tratou e sobre os índices de rentabilidade e lucratividade nas próximas aulas gente vai continuar tratando dos dos diversos indicadores da análise das, demonstrações contábeis espera é um, abraço, obrigado,! .