INDICADORES DE DESEMPENHO: Balanced Scorecard (BSC) NA PRÁTICA – Aprenda com o Sebrae!

Imagine comandar a sua empresa do mesmo modo como um piloto piloto uma aeronave um avião isso mesmo cercado aqueles indicadores que informam em tempo real de forma precisa qual é a situação das, áreas críticas do seu negócio bacana né nada, mal, achou, interessante, então, vamos, conversar, um pouquinho, a respeito disso este aqui é o canal do sebrae talks, seja, bem, vindo, ao canal de conteúdo. Do sebrae eu sou tiago montanari consultor de empresas empreendedor e fundador do instituto montanna vamos, lá [música], imagine comandar a sua empresa com base, em indicadores de desempenho precisos quem formam ali quase, em tempo real, a situação das, áreas críticas do seu negócio você concorda comigo que ficaria muito mais fácil tomar decisões e decisões de qualidade já que esses indicadores são indicadores precisos que realmente retratam a realidade do negócio bacana então vamos, conversar, um, pouquinho mais, a respeito! Imagine que você tem lá, o seu setor de vendas, no setor comercial e aí você entra lá em um software de repente até mesmo uma planilha e consegue identificar ali de forma, clara muito, clara e transparente qual é a situação do seu departamento de vendas hoje se o pessoal, tá fazendo vendas agora, nesse momento se tem atendimentos ainda, aí, ocorrendo, nesse, exato, momento então. Imagine que todo o seu departamento de vendas seja visualizado em um único painel uma espécie de cockpit de vendas e você faça, o mesmo para os outros setores da sua empresa você tem um departamento, comercial, mapeá dinho, a com, seu dashboard você tem lá, o seu lado de repente, o departamento operacional operação do negócio mapeada corretamente, o marketing, eo financeiro tudo muito bem, mapeado e transparente de forma que você possa conduzir, a empresa e segurança exatamente com, o piloto faz, o piloto com, luis piloto da aeronave, luz aeronave, em segurança esse é o nosso propósito é por isso que estamos falando aqui um pouquinho, a respeito de indicadores de desempenho mas é isso essa altura você deve estar se perguntando mas tiago como que isso seria possível em uma pequena empresa será que dá pra colocar em prática esse insight, essa ideia é essa lógica de gerir uma pequena empresa com base, nesses indicadores, como, acontece, lá com, o apetite da aeronática os indicadores que orientam, o piloto, a conduzir, a aeronave em segurança como isso seria possível eu vou explicar para você, como, isso, seria, possível, mas antes, vou, deixar, um, recado, importante. Se você tiver qualquer dúvida a respeito, do que estamos conversando aqui aqui embaixo abaixo da descrição do vídeo tem ali um espaço para que você coloque suas dúvidas deixe seus comentários, os com, o sebrae tem uma equipe é de pessoas especializadas que poderão responder às suas dúvidas então, deixe nos comentários, aqui em baixo do vídeo as suas dúvidas registrados é muito importante pra, gente, também, aproveitou, para convidá! Lo para deixar os seus, jogos e para se, inscrever aqui, no canal de conteúdo do sebrae dando seqüência a isso que estamos conversando muito importante também que você lembra que tem também material para download, tá bom gente não esquece em baixa, a quinta vez que vamos ter um link, para material, para download, agora, sim, a cereja do bolo tinha como é que faz para implementar isso numa, pequena empresa, para facilitar, nossa, vida, existe, uma, metodologia, consagrada internacionalmente que se chama de sc bié se o barça desqualificar eu não vou aprofundar muito aqui, mas só, não passando para que a gente consiga entender como funcionaria através dessa metodologia, a gente consegue enxergar quais seriam aliás perspectivas críticas de um negócio aquilo que realmente a gente tem que olhar com, carinho em cada negócio e isso varia assim muito de negócio, a negócio mais os caras que criaram balança de clicar nos deram, ali meio que pistas de onde estariam os indicadores hoje que a gente tem que olhar né quando a gente olha para as áreas críticas de negócio olhar com, carinho, para extrair, esses indicadores então o que esses caras nos ensina, eles nos ensinam que existem quatro formas quatro formas de enxergar uma empresa muito simples até que quatro formas de enxergar uma empresa onde perspectiva você pode, olhar, sua, empresa com, a perspectiva do cliente então olhe pelo com, o olhar, do cliente o que importa para o seu cliente, a partir de perguntas do tipo o que importa para o seu cliente o que realmente faz seu cliente torna, o seu cliente mais satisfeito, a gente passa, a pensar em indicadores que vão monitorar as impressões que o cliente tem sobre, o nosso negócio está satisfeito ou não se ele sabe seria o que ele acha da qualidade dos nossos produtos ou serviços o que ele acha do nosso tempo de entrega o que ele acha da nossa capacidade de relacionamento se realmente é um cliente fidelizado então uma sede de cada vez que você pode extrair olhando, a sua empresa do ponto de vista. Do cliente outra área importante que o bc outra perspectiva outra forma de enxergar, a empresa que o ps sugere é a perspectiva interna então olhe, a sua empresa para dentro dela olha ele internamente ela está bem organizada como é que está a sua relação a relação das, lideranças da diretoria com, os funcionários, a coisa. Tá sendo produtivas está sendo eficaz e eficiente como é que a coisa vem funcionando então você vai olhar internamente vai extrair aqueles indicadores essenciais negócio internamente, a gente pode pensar em tempo de produção, a gente pode pensar até mesmo, a insatisfação dos funcionários sete os funcionários gostam de trabalhar onde estão trabalhando será que eles estão satisfeitos e por isso vem dando excelentes resultados utilizando cada vez mais, a produção então você vai olhar ali do ponto de vista interno e pensar, o estoque vários indicadores de relacionados à história estariam nessa perspectiva interna como por exemplo, a eu posso citar o giro de estoque né outro indicador, a título de exemplo o do novo é aquele índice de rotatividade de funcionários puxando para funcionar aqui toda, a tropa então terá um indicador novo é que vai medir essa rotatividade de funcionários então você mora recapturados foram, as empresas do ponto de vista?

Do cliente perspectiva do cliente depois você vai olhar, a perspectiva interno, ele pra dentro do negócio tá e aí já passar as últimas duas efetivos a terceira perspectiva, a perspectiva da inovação do aprendizado que tem essa? Perspectiva nos ensina nos ensina que a empresa que fica parada ela perde mercado ao contrário se imagina não vou ficar parado aqui se, eu não vou inventar muitas, coisas, aqui, no meu negócio, não porque assim, tá tranquilo tudo jóia tudo maravilhosamente bem né tem você acha que vai ficar parado não vai perder mercado muito, pelo, contrário, o mercado é dinâmico é a concorrência está o tempo todo se renovando se reinventando se, você fica parado você, não, vai permanecer, o mesmo tamanho você vai perder espaço à sua empresa tende a encolher então, a idéia aqui é a sua empresa precisa inovar com, frequência e essa, inovação não é uma, inovação, louca, surreal, uma, coisa, totalmente obtive fora do comum, não muito pelo contrário é uma inovação, sim mas inovações pequenas coisinhas idéias que você vai tendo aí, ao longo dos meses ao longo da semana que você pode muito bem pegar essas 10, a notar essas 10 e através de algum tipo de planejamento como, a outras ferramentas como 5w, zagato nos ensina, a criar aí, a planejar, a ação você vai pegar essas idéias e aos poucos vai implementar, no seu, negócio, cada, idéia, dessa uma vez executada se transforma em um pontinho, a favor da inovação então você vai olhar as empresas aqui nessa terceira perspectiva do ponto de vista da inovação e! Do aprendizado empresa ter você tem que garantir de algum modo que a sua empresa segue sendo atualizada inovando e avançando é aqui nesse ponto é bom então vamos lá recapitulando perspectiva número 1 perspectiva do cliente olhar sempre do ponto de vista?

Do cliente perspectivo número 2, olhar, sua empresa lhe do ponto de vista interno, perspectiva número 3 olhar, a empresa o nível de inovação e aí finalmente, a quarta e última em que todo mundo, conhece a perspectiva financeiros ela você previdentemente precisa controlar enxergar, os indicadores importantes para as empresas os indicadores financeiros às empresas dando lucro qual é, o faturamento quais são os custos fixos que o chez vaiar então tomar uma série de indicadores que revelam como a sua empresa está do ponto de vista financeiro reparo, o psc então com? Esse panorama que eu estou passando. Aqui nos orienta, quais, seriam, assim se, com, esses, conjuntos, nesse, conjunto de indicadores que a sua empresa deveria ter indicadores pensando, no cliente indicando descansando na organização interna indicadores pensando na inovação e indicadores pensando, no financeiro evidentemente o que ocorre é que a grande maioria dos empreendedores só enxerga, o financeiro mas o financeiro é a consequência do resto veja bem se internamente a sua empresa vai bem se um cliente, a sua empresa vai, bem se as empresas é global a gente com, certeza vai olhar, no final do mês, pelo resultado, financeiro, vai, enxergar, um, resultado, pelas tende, a enxergar o resultado financeiro bacana, resultado, financeiro, interessante, ok, então é este esta é a passagem gostei de passar esse vídeo essa informação, o conhecimento eu gostaria de transmitir aqui nesse vídeo se você quiser saber um, pouco, mais, sobre, mim, eu sou, como disse, tiago, montanari, procura na internet instituto, montanari, está, enxuto, montanari, ponto com, ponto, br, vale, a pena, dar uma, navegada, lá, no nosso site e se, aqui mais uma vez é, o canal do sebrae talks, com, o canal de conteúdo, do sebrae é sempre uma grande satisfação, participar e deixa, o recado deixe, o seu jóia se inscreve aqui no canal do sebrae deixe, o seu comentário às, dúvidas, aqui embaixo, a respeito desse vídeo temos um enorme prazer em ajudar, a grécia muito audiência grande abraço pareceu, total [música]. ?