Eu falei pra vocês que a análise dos fundamentos é que ajuda a escolherem em qual empresa investir. Mas você sabe como começar essa análise? se ainda não, fica tranquilo porque é disso que eu vou falar agora, no curinga econômico? Primeiro de tudo você precisa saber de uma, coisa: fazer esse estudo não é nada de outro, mundo. Quando analisamos uma empresa, existem três pilares:, o balança patrimonial,, o demonstrativo de resultados e o demonstrativo de fluxo de caixa! O balanço patrimonial é uma fotografia que mostra todos os bens da empresa e todas as suas dívidas. Os bens estão dentro do que chamamos de ativos, já as dívidas dentro do que chamamos de passivos e, a diferença entre os dois é o patrimônio líquido que representa tudo aquilo que a empresa realmente possui? O ativo é dividido em dois tipos: circulante e não circulante? O ativo circulante é tudo aquilo que pode ser convertido em dinheiro, no curto prazo. , por, exemplo:, estoques, aplicações; no banco que podem ser resgatadas rapidamente,, dinheiro em, caixa e contas, a receber, no curto prazo. O ativo não circulante é tudo aquilo que a empresa não conseguiria converter, em, dinheiro, em um curto prazo, em média um ano. , por exemplo:, máquinas e equipamentos,, imóveis, contas, a receber em mais de um ano ou, marcas e patentes. O passivo também é dividido em circulante e não circulante. O passivo circulante, são as obrigações com, empréstimos,, dividendos, ou impostos, a serem pagos que vencem ainda nesse exercício, no exercício do balanço analisado. O passivo não circulante são as mesmas obrigações só que pra exercícios futuros! E para entender, o patrimônio líquido pensa, assim: imagina; se, a empresa vendesse tudo que ela possui e pagasse todas as suas dívidas, quanto sobraria? esse é o patromônio líquido. Agora, o demonstrativo de resultados, que também é chamado de dre e mostra como foi, o resultado daquela empresa. Nele nós vamos ter as receitas da companhia, quanto ela gastou com impostos, as despesas administrativas, os ganhos ou perdas não, operacionais, enfim,, como e quanto, a empresa ganhou e quais foram as despesas pra gerar essa receita, no período. E, um, detalhe importante:, no demonstrativo de resultados nós temos os resultados operacionais e não operacionais. Os resultados operacionais, são todos aqueles, gerados, pelo, negócio da companhia,, os não operacionais, são lucros ou, perdas, gerados, por, uma atividade que não é o foco daquela empresa! Por exemplo: uma empresa de petróleo que ganha dinheiro vendendo um dos seus imóveis!
E por último, o demonstrativo de fluxo de caixa. Ele mostra como todo, o dinheiro fluiu dentro daquela companhia? Pra ficar mais fácil pensa assim: ele vai mostrar de onde, veio, o caixa gerado e aonde foram aplicados esses recursos. E, pra nos tronarmos, sócios de uma, empresa essa informação é muito importante, afinal, precisamos, saber, como, o caixa foi gerado e aonde ele foi aplicado né? Mas, aí, você, deve estar se perguntando: afinal como, eu uso, tudo isso pra começar, a analisar uma empresa? existe uma regrinha bem básica que funciona mais ou menos assim. Uma empresa com, ativo grande e passivo pequeno é uma companhia, pouco individada porque suas disponibilidades, são maiores que suas dívidas por isso, o patromônio líquido vai ser maior que o passivo e a gente diz que o balanço dessa companhia esta bom. Já uma empresa que tem o passivo grande o ativo pequeno é uma empresa bastante individada porque, a dívida é muito grande em relação, a tudo aquilo que ela possui? Nesse caso, o passivo vai ser maior do que o patrimônio líquido. Dizemos que essa empresa já está começando, a ter problemas! E ainda existem os casos das empresas que estão bem problemáticas. Isso acontece quando as dívidas são maiores do que os bens da empresa e por isso, o patrimônio líquido dessa companhia vai ser negativo. Fácil né? e pra analisar os demonstrativos de resultado e de fluxo de caixa existem alguns indicadores fundamentalistas que facilitam muito nossa vida!
E você encontra todos esses indicadores na sessão de fundamentos do uibo? Mas fica tranquilo porque, a gente vai te mostrar como usar esses indicadores pra comparar empresas e você vai descobrir de qual, companhia deve se tornar sócio. Então galera, vocês entenderam, o balanço patrimonial e os demonstrativos são fotografias que ajudam a saber em qual, empresa investir.
O balanço patrimonial mostra o que a empresa tem, quanto ela deve e, a diferença entre os dois, que é o patrimônio líquido! O demonstrativo de resultados mostra como, a empresa gerou seus resultados. E, o demonstrativo de fluxo de caixa que mostra como todo, o dinheiro flui dentro daquela companhia. Mas não esquece de ir até.
A sessão de fundamentos do uibo e dar uma! Olhada nos indicadores, fundamentalistas. , eu, sou, o murilo voznak,, a gente se vê no próximo, curinga, econômico, então. Tchau!.
?