O senhor presidente, senhores deputados, são executadas que era, o cumprimentar todos e todas ao tempo que cumprimento a população que acompanha esta sessão na manhã de quarta-feira quero também complementar os nossos visitantes ao completar, o luiz esse prefeito de guaraniaçu, o secretário da agricultura que vem fazendo um trabalho diferenciado destacado, a favor do desenvolvimento da nossa agricultura do município de guaraniaçu acompanhado aí de dois vereadores que também vem fazendo um bom trabalho na câmara municipal se desejar sucesso para vocês na gestão quero aqui seu presidente, também registrar e, as várias mensagens que recebi das demais regiões do estado, do paraná com relação, a notícia veiculada de que a assembleia haveria repassado 20 milhões de reais para subsidiar, o transporte coletivo em curitiba e região metropolitana importante que o governo de tratamento isonômico para todas as regiões e recebemos de umuarama por exemplo vários várias mensagens mas também de ponta grossa de londrina de maringá e cascavel estão todas as demais regiões questionar porque nós aqui não fomos contemplados, o presidente da assembleia deputado traiano explicou que é um recurso que foi devolvido ao poder executivo e cabe ao governador e aos seus, o seu governo decidir é importante que o governador também decida contemplar as demais regiões do estado porque também nas demais regiões nós temos os trabalhadores trabalhadores o que usam o transporte coletivo evidentemente preciso de um de um transporte melhor e de uma, tarifa, também menor uma, tarifa, justa, então, fica, aqui também, o nosso apelo para que o governador também contemple as demais regiões do estado do paraná com, relação, ao, subsídio, para, o transporte, coletivo, quero, aqui, seu, presidente falar de um projeto que está tramitando nesta assembleia legislativa que protocol’ amos aqui também teve como coautor, o deputado artagão junior que assinou conosco projeto de lei nº 71 de 2021, este projeto e ele trata da regularização fundiária rural no estado do paraná nós temos, hoje, muita, burocracia, para fazer e para fazer então, a regularização fundiária e nós temos várias áreas rurais com, problemas, em, áreas, pequenas, médias, áreas, grandes e nós conhecemos um, a lei de santa catarina que está mudando rapidamente lá, a forma de regularização fundiária, no estado de santa catarina e buscamos então, o apoio, o doce técnicos né dos funcionários da epagri que prepararam o projeto e o governador de santa. Catarina fez aprovar está implementando nós buscamos, o apoio aqui técnicos da nossa, emater agora, aí dr também trabalharam, neste, projeto fizeram uma, a sugestão e nós apresentamos, o projeto aqui na assembleia para dispensar, por exemplo, a contratação de advogados, para fazer, a realização fundiária de modo administrativo dando celeridade bom e muito mais barato caio custo e nós, temos vários, municípios com, problemas sérios na verdade todos os 399 municípios do paraná e nós temos necessidade de fazer regularização fundiária mas em alguns municípios, a essa demanda é maior, tem municípios que trinta por cento dos das áreas rurais elas, são irregulares e precisão de regulação e, no paraná demanda muito tempo é burocrático precisas judicializar e nós podemos e devemos fazer de modo administrativo e muito mais barato eu vi, por exemplo, os agricultores pagando, r$, 90, por hectare, para fazer, o georreferenciamento, isso, lá, em, santa, catarina, aqui é muito, mais, caro, então é preciso, o estado ter uma, lei, e, aí, nós, apresentamos, o projeto porque daí, o estado vai, fazer, convênio com, os municípios e nós, vamos, dar celeridade e, a essa demanda que é muito grande no paraná estão portanto fica aqui, o nosso apelo para que esse projeto possa entrar nesse cj aproveitar que a presença do presidente da ccj deputado nelson justus né para pedir apoio para que a gente possa aprovar porque isso é muito importante para o estado do paraná eu quero também aqui seu, presidente falar de uma visita que fiz na semana passada no território indígena rio das cobras lá, são dez aldeias, e, lá, nós, temos, etnias, kaigang e temos, a etnia também guarani oi e o cacique ângelo então reuniu as lideranças de todas as aldeias e os clássicos vice classics, mas reuniu, também, os diretores, diretores das, escolas, o presidente, né e lideranças de associações oi e aí fizemos um grande debate, oi e, a gente saiu de lá com, algumas tarefas é a tarefa mais urgente essa é a água inclusive nas sete escolas, são sete escolas estaduais dentro do território e é aonde nós temos a maior; presença dos indígenas, no estado do paraná é lá no território rio das cobras oi e aí o que que nós encontramos encontramos em todas as escolas que são as maiores e recebendo, o caminhão-pipa uma vez, por, semana e com, 6 mil litros de água para passar, a semana escolas com, muitos estudantes é impossível e não pode continuar desse jeito e também não pode ser é o abastecimento de água com, caminhão pipa é muito importante que seja furado poços artesianos, no território, o rio das, cobras e as escolas posso, ser abastecidos, constantemente com, água, o suficiente, para atender, a demanda mas também, a água é para os moradores do território bom então quero, aqui fazer uma, pelo, né ao governo do estado ao secretário márcio nunes que tem feito um bom trabalho que a colher essa demanda do território é feita pela prefeitura municipal lá, pelo prefeito, fábio da farmácia atenda até da reivindicação das, lideranças indígenas atenda, o pleito das, escolas, inclusive os, o diretor e as diretoras estão, muito preocupados, primeiro com, a água claro que tem outras demandas mas, esta da água ela é fundamental porque sem água não tem como, a gente ter vida e vida digna as outras demandas também, são importantes, mas nós, vamos, tratar, delas, no outro momento mas, a água ela precisa é chegar, o quanto antes para o território rio, das, cobras atendendo as dez aldeias atendendo as sete escolas é importante dizer que as escolas em território indígena elas, são todas estaduais desde, a educação infantil ensino fundamental e médio bom então é responsabilidade do estado e aí a os pedidos os protocolos feito pelas escolas dirigido às que tem educação a função de parar que também precisa ser atendidas para além da água né tem outras demandas também que o ser atendidas deputado, o gugu bueno líder aqui do governo na assembleia lá por exemplo as crianças não têm uniforme e as diretoras disseram que no frio é coisa triste porque os professores vocês vão vestido e as crianças deputado, professor lemos, para concluir, para concluir as crianças vão pezinho, no chão de havaiana calçãozinho camisetinha e passando frio bom então porque, o estado não pode fazer, um, trabalho, diferenciado, levando, uniforme, nessas, escolas, o teu é muito importante que a gente passa, a pensar aqui também é um tratamento especial as escolas né que ficam em territórios indígenas no estado do paraná a partir destas demandas que foram apresentadas lá, no território das cobras em nova laranjeiras, então, fica, aqui, fica, aqui, o registro e, o pedido para que a gente possa juntos encontrar solução. .