Entenda definitivamente o Mercado Futuro em 6 minutos

Os mercados derivativos, futuros, swaps, mercado, a termo é o mercado sempre de um acordo, de um preço de determinado ativo no futuro onde, o comprador e o vendedor concordam com, esse preço! , então,, esse, mercado, foi, criado e ele serve como uma forma de fazer o que a gente chama.

No mercado de “hedge” que é a proteção, então os agentes econômicos querem se proteger das oscilações de preços dos ativos, no mercado?

E por que isso acontece? por que que você tem essa necessidade? eu sempre costumo, dar o exemplo, até nas minhas aulas de finanças que eu falo sobre mercado futuro é bastante de simples, do café? Imagine que você, carlos, é um produtor de café, você planta lá, o seu café, tem todos os seus custos, as suas despesas e tem lá na época do ano, que você vai colher, o café e vai vender no mercado. Então essa conta, para você, enquanto produtor de café tem que fechar, óbvio, todo mundo, todos nós fazemos as nossas atividades para obter, lucro, o produtor de café está almejando, o lucro quando ele, colher esse, café e vender, o mercado! Então, qual, a grande preocupação dele?, ele. Teve todas as despesas, incorreu, em todas as despesas com, sei lá,, defensivos agrícolas, com as sementes com, os empregados,, tudo, para produzir, esse, café e lá, no futuro quando ele colher, ele tem que vender a um determinado o preço para que essa operação tenha lucro e ai, a grande preocupação dele é que ele não sabe, o preço, digamos, daqui, a um ano quanto, vai estar, o preço de uma saca de café? Então, digamos, um exemplo que ele vai, dar o lucro que ele espera se a saca de café custou 100 reais só que o futuro a deus pertence, a gente não sabe, pode estar mais, pode estar menos se tiver a menos ele vai perder dinheiro se tiver a mais ele vai ganhar muito mais. Então ele, está preocupado se esse preço daqui, a um ano, vai, estar menor do que 100 reais, ok? então essa é a ponta do produtor que é o vendedor do café. Na outra ponta,? Do comprador, digamos que seja eu, eu tenho uma indústria de café eu vou fazer o processamento desse café e vender lá para os supermercados o café é ensacado eu sou um industrial que vai comprar a matéria-prima café e vai processar e vender, no mercado. Aí, a minha preocupação também é quanto vai custar, o café daqui, a um ano? eu tô incorrendo em todas as despesas da minha indústria e daqui, a um ano eu vou precisar comprar esse café a um determinado valor para que ele dê lucro, porque, o mercado está, sei lá, comprando, o café a um determinado preço que vai gerar aquela demanda a gente sabe que o preço, em economia a gente estuda sobre elasticidade do preço da demanda é que se eu subir um pouquinho o preço, eu vou diminuir um pouquinho a demanda se eu baixar um pouquinho, o preço eu aumento um pouquinho, a demanda. Então um industrial ele.

Tá preocupado com isso que o preço que ele vai oferecer, o seu produto e, a maior preocupação dele é por quanto ele, vai comprar, o café? Do produtor, então ele tem uma, preocupação idêntica inversa do produtor ele está preocupado que toda essa operação dele vai, dar lucro se ele comprar o café a 100 reais? Preocupação dele, se estiver mais alto e eu tiver comprar, a 120 essa minha operação toda não vai, dar lucro, então ele quer travar, o preço dele também 100 reais. E, aí, esses interesses se encontram você, caso produtor de café,, quer travar, o seu preço, a 100 reais daqui, a um ano, e eu, industrial,, o comprador do café quero travar, o meu preço também em 100 reais daqui, a um ano! E aí, a gente faz um contrato futuro eu tô dando um exemplo simples,, mas isso tudo é padronizado e feito na bolsa, tô dando um, exemplo, simples, como forma de entender e bastante didática!

A gente vai lá, senta,, assina um contrato, eu falo, “olha carlos, daqui, a um ano eu compro, o seu café por 100 reais” e você na outra ponta fala “tá bom, eu vendo, café pra você, a 100 reais”, a gente fecha, independente do preço que vai, dar o café daqui um ano,, a gente vai fechar nossa operação, a 100 reais você se protegeu do risco que você tinha que era, o preço estar menor e eu protegi do risco que eu tinha que era, o preço estar maior e a gente fechou essa operação. Então,, o mercado futuro sob esse ponto de vista ele funciona para proteger, os agentes econômicos da oscilação de preços. , quando você entra, para, o mercado derivativo,, o mercado futuro, ficou, bastante, conhecido, porque, ele, começou com, commodities, agrícolas começou, há, mais de 500, anos, atrás com, arroz,, inclusive,, no japão, existia, um, mercado futuro de arroz, então começou, há, muito tempo o mercado futuro, para proteger, os agentes da oscilação do preço das commodities, agrícolas, arroz,, soja,, feijão,, café, tanto que a bolsa, para quem é um pouquinho mais, antigo existia, a bolsa de mercadorias e futuros, no brasil que era; a bm&f,, depois fez, uma, fusão com, a bovespa, virou bm&f, bovespa, depois, a bovespa fez, uma, fusão com, a cetip, hoje, a b3! Então lá atrás existia, a bolsa de mercadorias futuras que era; negociar arroba de boi, café, milho, soja, e dentro, dessa mesma, lógica,, eles começaram, a colocar ativos financeiros então, no mercado, futuro, hoje, existe, índice, bovespa, você negocia taxa de juros, negocia dólar,, inclusive esses, ativos financeiros, são os que tem mais liquidez, o que tem mais volume de negociações? Mas para entender, é a mesma lógica do que eu acabei de explicar do café, é feito de forma padronizada na bolsa exatamente essa estrutura ou então, digamos que passados dez anos a gente não está mais fazendo esse contrato entre eu e você você vai lá na bolsa e vende um contrato futuro, a 100 reais e eu, industrial, vou lá na bolsa e compro um contrato futuro, a 100 reais, é a mesma operação, só que feito de forma padronizada na bolsa! E aí para entender! A lógica o que eu explico? No vídeo do youtube é a parte da liquidação física e financeira, no primeiro exemplo que eu te dei vai existir uma liquidação física, não é isso? vai ter, a liquidação financeira eu vou pagar o café para você, a 100 reais e vai ter uma liquidação, física você vai me entregar, o café?

E aí,, a grande dúvida dos investidores quando começam, a estudar é “como isso é feito na bolsa?” na bolsa existe liquidação física também, mas é muito pouca, não existe muita, lógica, em, fazer uma, liquidação, física, você, faz, só, uma liquidação, financeira e como que isso é feito? imagina agora, nesse exemplo, a gente fez as operações em, bolsa então, você, tava preocupado se, o preço do café ia, cair foi lá e vendeu, um contrato futuro, a 100, como você sai da sua posição daqui, a um ano? no mercado, a gente fala você zera sua posição, se você vendeu, você tem que comprar, então digamos que o café subiu pra 120 “agora eu tenho operação na bolsa, eu tenho que zerar a minha posição, eu vendi, a 100 vou lá e compro, a 120 tomei um prejuízo de 20 reais, não é isso? só que no mundo real você ganhou 20 reais, a mais porque você vai vender, o seu, café lá, no mercado real por 120 então, o prejuízo que você teve na bolsa você cobriu na vida, real e o inverso é verdadeiro, se o contrato caiu que era, o seu medo,, o quê que você vai fazer? você vendeu, a 100, agora, você vai comprar, a 80 você ganhou 20 reais na bolsa e você,, no mundo, real, vai vender, o seu café a 80 você perdeu 20 reais, no mundo, real,, então,, uma, coisa anula, a outra essa é a lógica do mercado futuro. !